Cirurgias de Abdômen

 
 
 
 
Lipoaspiração com o Dr. Sandro Queiroz
 
 
 

Lipoaspiração e Lipoescultura

 

 
A lipoaspiração remodela determinadas áreas do corpo, removendo o excesso de gordura. Esse excesso de gordura pode ser ocasionado por diversos fatores: hereditariedade, descontrole do peso, etc. Pode ser realizada em qualquer região do corpo, podendo se dar de forma isolada ou de uma ou mais regiões ao mesmo tempo. É importante ter em mente que não combate a obesidade, sendo necessário, para manutenção dos resultados, a prática constante de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Como qualquer cirurgia, algumas complicações podem ocorrer, como por exemplo, hematoma, má cicatrização, dor, cicatrizes, riscos decorrentes da anestesia, etc. A anestesia pode ser local com sedação ou geral e o tempo da cirurgia vai variar de acordo com cada procedimento. As incisões são bem pequenas e uma cânula é inserida para remover o excesso de gordura. Os resultados serão visíveis após passado o inchaço e com a diminuição da retenção de líquidos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Objetivo

 
Melhorar a forma do local tratado. Pode ser feita em várias regiões do corpo ao mesmo tempo, em conjunto com outras cirurgias estéticas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Candidatos

 
Homens e mulheres de todas as idades, com peso relativamente normal, mas que possuem depósitos de gordura localizada que não respondem a dietas e exercícios. Pacientes com depressões no corpo podem se beneficiar da lipoescultura. Em alguns casos pode haver a necessidade de cirurgias combinadas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Incisões

 
As incisões são muito pequenas e ficam escondidas em sulcos e marcas naturais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tempo de Cirurgia

 
1 a 3 horas, em média.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Anestesia

 
Bloqueio peridural, raquianestesia e geral, em alguns casos. Local com sedação em casos selecionados.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Internação e Ambulatório

 
Ambulatorial ou Hospital Dia. Internação por 24 horas será necessária em caso de cirurgia mais demorada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Complicações Possíveis

 
Complicações sérias são incomuns. Em geral, assimetria, ondulações, pigmentação da pele, sangramento, infecção e problemas com a anestesia. Insensibilidade temporária da pele e hematoma são menos comuns. Irregularidades da pele podem acontecer.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Recuperação

 
Dor temporária pode ser tratada com analgésicos. Banho de chuveiro somente após o 2º dia. Uma cinta pode ser necessária por algumas semanas. Pontos são retirados ao final da 1ª semana. Volta ao trabalho em 1 ou 2 semanas. Exercícios e banho de sol em 4 a 6 semanas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Detalhes

 
Pode ser necessária uma segunda cirurgia, a depender do caso. Os resultados podem levar alguns meses para aparecer porque há possibilidade de retenção de líquidos depois da cirurgia causando inchaço prolongado. Outras medidas, como massagem especial, drenagem linfática manual, ajudam a diminuir o inchaço e as equimoses, aumentando o conforto.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cirurgias Combinadas

 
Pode ser também usada para tratar o aumento das mamas masculinas, a ginecomastia. Abdominoplastia, Prótese de Mama.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Abdominoplastia

 

 
Através da abdominoplastia, remove-se o excesso de gordura e de pele. Assim, restaura-se os músculos enfraquecidos, tornando a área do abdômen mais tonificado. Existem alguns fatores para que isso aconteça, como gravidez, fatores genéticos, alterações de peso, envelhecimento, etc.

A anestesia pode ser geral ou de bloqueio peridural ou raquianestesia. Geralmente, a incisão é horizontal, na área entre a linha do umbigo e do púbis. Caso necessário, poderá ser feita uma incisão em torno do umbigo a fim da remoção do excesso de pele na parte superior do abdômen.
 
 
 
Abdominoplastia com o Dr. Sandro Queiroz
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Objetivo

 
Corrigir o abdômen e melhorar a forma, retirando o excesso de pele e gordura e corrigindo a musculatura da parede abdominal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Candidatos

 
Homens e mulheres com abdômen desproporcional à estrutura corporal, abdômen em avental, deformidade da parede abdominal e estrias. Os casos mais comuns são mulheres após a gravidez.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cicatrizes

 
O comprimento da cicatriz depende da quantidade de pele que precisa ser retirada. Geralmente a cicatriz fica escondida pelas roupas, até mesmo trajes de banho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tempo de Cirurgia

 
2 a 4 horas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Anestesia

 
Bloqueio peridural, raquianestesia e geral, em alguns casos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Internação e Ambulatório

 
No mínimo de 24 horas de internação. A mini-abdominoplastia pode ser feita em regime de hospital dia, mas a internação por 24 horas é mais confortável.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tempo de Recuperação

 
Troca de curativos em dias alternados nas duas primeiras semanas. Uma cinta poderá ser usada durante 20 a 30 dias. Pontos são retirados entre a primeira e a segunda semanas. Se forem utilizados drenos, poderão ser retirados em alguns dias. Volta ao trabalho em 2 a 3 semanas. Esforços físicos, exercícios e exposição ao sol em 4 a 6 semanas – em alguns casos o tempo é maior. Desaparecimento ou aplanamento das cicatrizes ocorre entre 3 meses e dois anos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Complicações Possíveis

 
Coleção de líquido (seroma) embaixo do retalho. Possibilidade de aparecimento de quelóides (cicatrizes grossas) em pacientes com tendência. Dor temporária, tratável com analgésicos. Inchaço, sensibilidade, insensibilidade da pele abdominal, equimoses e cansaço por algumas semanas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Detalhes

 
Quem planeja engravidar no futuro ou perder peso deve discutir o assunto antes da cirurgia. As cicatrizes de cirurgias abdominais anteriores pode influir e limitar os resultados da abdominoplastia. Pode haver uma melhora nas estrias localizadas abaixo do umbigo, onde a pele será retirada. As estrias da pele acima do umbigo ficam menos visíveis quando a pele é esticada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cirurgias Combinadas

 
Às vezes a Lipoaspiração pode ser usada em lugar de uma Abdominoplastia ou em conjunto com ela. Pesquise também por Mini Abdominoplastia.