Consiste em remover o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele a fim de que o tamanho da mama seja proporcional ao corpo, aliviando muito o desconforto devido ao peso dos seios. Muitas mulheres optam por essa cirurgia por terem seios muito grandes, o que pode acarretar sérios problemas emocionais, baixa autoestima e de saúde.
As incisões, geralmente, são nos seios a fim da remoção da gordura, da pele e do tecido glandular. Em alguns casos, pode-se fazer a lipoaspiração. A anestesiapode ser geral ou de bloqueio peridural. Existem alguns riscos que podem surgir, como por exemplo, hematomas, assimetria de mama, dor, processos alérgicos, cicatriz, má cicatrização, necrose, etc.
No período pós-operatório, uma bandagem elástica ou sutiã são usados para aliviar o inchaço. E, em alguns casos, o cirurgião pode aplicar um dreno devido ao excesso de sangue acumulado. Os resultados são muito satisfatórios e as mulheres voltam a ter mais confiança e consequentemente uma elevação da autoestima.